Tratamento Online para TOC

Transtorno Obsessivo Compulsivo

O TOC é um transtorno marcado por despertar sentimentos tanto de obsessão quanto de compulsão, sendo seguido um do outro. Geralmente, o transtorno obsessivo compulsivo se manifesta na compulsão por higiene, organização, simetria e perfeição. O transtorno tende a iniciar na infância e adolescência, atingindo o que se considera um alto nível de incidência, um a cada 60 indivíduos.

O TOC pode ser dividido em dois sintomas que podem ser claramente observados de forma distinta, as obsessões e as compulsões. Nas obsessões a pessoa é tomada pelo impulso ou sentimento de aversão, levando-a a medo, repugnância e extrema ansiedade. De maneira involuntária as sensações de repulsa e ansiedade são estimuladas durante o cotidiano, sendo as mesmas consideradas insignificantes, ou banais, aos demais. Não raro, pacientes com TOC reconhecem a trivialidade das situações, porém, não conseguem ignorá-las.

As compulsões são vistas como consequência da etapa anterior, ou seja, da compulsão. Descritas como rituais, tratam-se ações repetitivas com propósito de aliviar a ansiedade e medo pelo objeto de obsessão. Essa obsessão pode ser apenas física ou também psíquica, quando pensamentos voltam à mente a todo o momento sem que possam ser controlados.

No que se refere às compulsões físicas são exemplos pessoas que lavam a mão várias vezes ou evitar banheiros públicos; e nas compulsão em pensamentos ocorrem repetições como orações internas.