Telemedicina para Depressão

Tratamento para Depressão

A depressão é uma doença incapacitante marcada por tristeza profunda e permanente. No transtorno depressivo maior é verificado o desequilíbrio dos neurotransmissores, principalmente os responsáveis pela sensação de bem estar. Assim como outras áreas de importantes funções no cérebro.

Sua causa se deve a alguma experiência de intenso estresse – conhecido como “gatilho” – que leva à desarmonia nas funções cerebrais responsáveis pelo prazer, sobretudo. Este “acionamento”, em muito se deve, à uma predisposição genética, um forte componente quando se fala em depressão.

O transtorno depressivo maior, nome técnico para se referir à depressão, leva o paciente a total desmotivação em relação à vida, um comportamento que pode ser facilmente observado pelas pessoas ao seu redor. É comum que o indivíduo deixar de sentir qualquer coisa pelo trabalho, lazer, amor; bem como deixar de lado qualquer tipo de vaidade. Além do mais, o paciente com depressão experimenta sérios problemas de sono e alimentação.

A depressão pode surgir em qualquer idade e é fundamental que os familiares ou amigos próximos observem comportamentos muito negativos e falta de ânimo, para com as atividades rotineiras que antes lhe eram agradáveis. Não raro, pacientes com depressão se sentem culpados pela preocupação que causariam aos outros sobre a sua condição e, portanto, disfarçam. No entanto, o sofrimento existe e, por vezes, cansados da angústia forte e contínuo, podem ter pensamentos suicidas.